Atualmente as redes sociais são, de longe, as melhores formas de relacionamento e comunicação. Por conta das limitações que trouxe, a pandemia acelerou essa tendência de forma gigantesca. Os potenciais clientes, na maior parte das vezes, estão buscando por produtos e serviços na internet. Logo, para que uma empresa possa se conectar e interagir com seus clientes de forma mais próxima e fácil, o uso das redes sociais se torna obrigatório.
No turismo, esse cenário não é diferente: os hotéis, restaurantes e agências com um perfil atualizado e posts periódicos em redes sociais e com uma comunicação adequada no Whatsapp, tendem sempre a ser mais facilmente encontrados e requisitados pelo seu público-alvo.
Partindo desse princípio, queremos ir além e convidá-lo a pensar fora da caixa: Muitas empresas do setor turístico não percebem que, para o movimento local acontecer, o próprio destino também precisa ser promovido através das redes sociais. Com a divulgação do destino, seu negócio local também ganha!
Um grande exemplo disso é a cidade de Olímpia. A pequena cidade no interior de São Paulo teve um enorme salto no setor turístico graças aos parques construídos na região. O resultado foi que por lá hoje se encontram pousadas, hotéis, restaurantes, grandes resorts e muito mais.
Por conta disso, é muito importante que o destino do seu negócio também seja promovido nas redes sociais. Assim ele ganha visibilidade e, consequentemente, o movimento da sua empresa aumenta e mais negócios acontecem. Tendo isso em mente, vamos dar algumas dicas de conteúdos que podem ser abordados nas redes sociais da sua empresa do setor turístico:
Eventos
Em datas com eventos, o movimento na cidade aumenta e traz mais renda aos negócios locais. Fórmula 1, Lollapalooza, Rock in Rio e Carnaval são grandes exemplos, mas até os pequenos eventos locais possuem sua força. Divulgue a programação dos eventos que acontecerão na cidade, com informações completas como data, local, atrativos e custos.
Pontos turísticos
Para um viajante ser convencido a passar mais dias na cidade, ele precisa conhecer a variedade de passeios possíveis de serem feitos por ali. Como consequência ele tenderá a se hospedar por mais tempo e a frequentar mais restaurantes.
Flexibilizações
Com o aumento do número de pessoas vacinadas, aos poucos esperamos que a pandemia fique no passado. Mas, até lá, todos os destinos passarão por etapas e novas regras de flexibilização.
Aposte novamente em conteúdos informativos e comunique aos turistas os horários de abertura dos restaurantes, passeios que estão abertos ao público, regras a serem seguidas e limite de ocupação dos hotéis. Com isso, os turistas se sentem mais tranquilos e seguros para viajar.
Se você faz parte de uma organização responsável pela promoção de sua cidade, utilize nossas dicas para turbinar as redes sociais do destino! E, caso faça parte de uma empresa privada que não possui a responsabilidade direta de divulgar o destino, verifique com outras empresas a possibilidade de se unirem e criarem um movimento em prol da divulgação do destino. Unidos, todos têm a ganhar!
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e conte conosco se estiver precisando de ajuda para turbinar as redes sociais da sua empresa no setor turístico!