Se você tem uma empresa no setor do turismo, como agência, hotel ou pousada, e já tem uma estratégia de marketing definida, incluindo anúncios, conteúdo orgânico e site com blog, mas ainda assim não consegue ter bons resultados ou bater as metas do mês, é essencial adicionar uma nova etapa na rotina do setor comercial: o Follow Up.
Meios de comunicação rápidos e eficientes
Antes de mais nada, é importante lembrar que o contato próximo com seus potendiais clientes é essencial. Mesmo que disponibilize um sistema de reservas no website e redes sociais de seu empreendimento, vale também incluir links e botões direcionando para chats, telefones ou para o whatsapp de atendimento.
Batemos muito nessa tecla, pois esse passo é bastante estratégico. Além de ser possível fechar reservas que provavelmente não seriam concretizadas para aqueles clientes que preferem um contato mais humano, é um ótimo momento para obter feedbacks e realizar um aprimoramento da estratégia comercial de seu hotel, pousada ou agência de passeios.
A importância do Follow up
É necessário orientar sua equipe de atendimento a destinar um tempo do expediente para realizar Follow Ups com os potenciais clientes que entraram em contato através de suas ações de marketing.
Follow up é uma expressão em inglês, que significa acompanhar um processo.
Sugerimos que façam rotineiramente um levantamento de leads dos últimos dias e entrem em contato com eles, às vezes mais de uma vez, verificando como ajudá-los.
Lembre-se, você investiu em marketing para o recebimento de contatos do seu público-alvo, não desperdice-os.
Mais relacionamento = Mais reservas
Um atendimento contínuo valorizará o relacionamento com o lead conquistado e gerará vendas que talvez não fossem acontecer.
Caso ainda assim esse potencial cliente não feche a reserva com seu hotel, pousada ou agência de passeios, você poderá aproveitar para entender qual principal objeção: o preço da diária, a falta de disponibilidade, algum ponto que sentiu falta na estrutura ou na acomodação do hotel, entre outros fatores.
Sabendo as principais características e necessidades que seu público procura em uma viagem e hospedagem, é possível também aprimorar sua comunicação geral, chamando mais a atenção para esses pontos principais nas campanhas de marketing.
Ou seja, com ações de Follow-up, seu empreendimento estará conquistando mais reservas sempre! Seja concluindo reservas com os contatos atuais ou amadurecendo sua estratégia comercial, que será capaz de atrair mais reservas futuramente.
Para saber mais sobre o tema, confira nossos blogs com dicas para receber mais reservas pelo Whatsapp e pelo site do seu hotel.
Proteja-se da concorrência
Quando o viajante busca orçamentos, muito provavelmente também está consultando sua concorrência. O fato da sua empresa se mostrar à disposição e oferecer uma boa experiência durante o atendimento é algo que com certeza pode fazê-lo mudar de ideia ou poderá apontar diferenciais apresentados pelo seu concorrente que você desconhecia.
E mais uma vez, o follow-up lhe ajudará a amadurecer a abordagem comercial de seu hotel, pousada ou agência de passeios.
Esperamos que tenha gostado das dicas e que implemente o Follow-Up na rotina o mais rápido possível para alavancar suas vendas! Ainda não tem uma equipe de marketing de performance forte para sua empresa? Entre em contato com a Balloon Marketing Turístico e saiba como podemos te ajudar a ter mais sucesso em sua empresa no setor turístico.