Nos dias atuais, sabemos que se conectar aos potenciais clientes por meio de um site, redes sociais e mecanismos de busca online é crucial para o bom andamento de um negócio. Nesse sentido, um dos canais mais eficientes para finalizar reservas diretas, em conjunto com o site do hotel, é o WhatsApp.
Em grande parte dos casos, vendas que não são finalizadas por meio do site, acabam sendo realizadas posteriormente pelo WhatsApp.
Confira agora 3 passos fundamentais para implementar uma estratégia efetiva de vendas a partir desse canal de atendimento.
1. Equipe de Atendimento
Muitos hotéis cometem o erro de colocar funcionários que trabalham na recepção para atender o WhatsApp e outras redes sociais. Isso é um grande erro!
Pois, possivelmente, não possuem preparo adequado para isso e não possuem disponibilidade para atender os clientes e potenciais clientes da maneira devida nessas duas frentes, principalmente em momentos de maior movimento no hotel, como feriados e férias.
Considerando que a finalização das reservas é um dos pontos mais importantes para definir o sucesso do seu negócio, o ideal é investir na área de atendimento e vendas, tendo uma equipe focada nisso. Para motivar ainda mais as vendas, uma estratégia interessante é comissionar os funcionários da sua equipe pelas reservas fechadas a partir deles.
2. Promova o WhatsApp
Outro passo importante é promover ao máximo esse atendimento via WhatsApp em todos os canais de comunicação do seu hotel, divulgando-o nas redes sociais, no site, e-mails, etc…
Oriente sua equipe de marketing a divulgar o WhatsApp nos stories e posts do Instagram ou Facebook, no perfil da empresa no Google, além de inserir um botão do WhatsApp no site do hotel. Caso seu negócio ainda não tenha um site, pode ser interessante direcionar o público ao link do WhatsApp em posts patrocinados.
3. Follow-ups
Oriente sua equipe de atendimento a destinar um tempo do expediente, seja um horário durante o dia ou um dia específico na semana, para realizar follow-ups com os leads. Nessa etapa, nossa sugestão é fazer um levantamento dos clientes que entraram em contato com o hotel nos últimos dias, seja pelas redes sociais, pelo site ou a partir do WhatsApp, e entrar em contato com eles novamente de modo ativo, perguntando se ficou alguma dúvida ou se poderia auxiliar com algo em específico, por exemplo.
Esse passo é bastante estratégico, já que, além de ser possível fechar algumas reservas que não seriam concretizadas caso seu hotel não desse tanta atenção a esse potencial cliente, é um ótimo momento para obter feedbacks dessas pessoas.
Nessa hora você pode aproveitar para entender se o motivo de esse contato não ter finalizado a reserva foi o preço da diária, algum ponto que sentiu falta na estrutura ou na acomodação do hotel, entre outros fatores. Assim você consegue entender o que está faltando em seu negócio para conseguir fechar mais vendas, ajudando a escalar seu negócio.
Mas atenção! Cuidado para não ser invasivo com esses potenciais clientes. Respeite o espaço deles e nada de mandar várias mensagens ao dia. Oriente sua equipe a ser prestativa e se mostrar disponível, mas sem ser invasiva, deixando o cliente confortável para tirar dúvidas quando quiser e se sentir confortável.
Resumindo, para vender muito a partir do WhatsApp, selecione uma equipe focada em atendimento e vendas nos seus canais de comunicação, promova ao máximo o atendimento nesse canal e posteriormente cheque com esses contatos se eles querem tirar alguma dúvida antes de finalizar a reserva ou o motivo para não quererem mais reservar as diárias.
Após seguir esses passos, prepare-se para ver um aumento expressivo nas reservas do seu hotel! As pessoas estão cada vez mais imediatistas e adoram a praticidade e agilidade na comunicação via WhatsApp. Estar ativamente presente nesse canal de comunicação é, então, uma das maiores alavancas para o crescimento do seu negócio.
Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que você comece a implementá-las agora mesmo!