Planejamento Marketing Digital 2022

03jan, 2022

É fato que usar todo o potencial da internet para divulgar seu negócio é essencial, porém não é raro encontrarmos erros em ações de marketing que poderiam ser evitados com um planejamento correto e adequado. É fundamental dedicar um tempo nesse planejamento para conseguir alavancar seu negócio.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você tenha um planejamento de marketing mais alinhado com seu negócio e consequentemente um 2022 com melhores resultados!

Veja como fazer um planejamento de Marketing Digital para seu Hotel, Restaurante ou Agência:

Passo 1 – Estabeleça Metas

Nesse primeiro passo, reflita sobre o que você deseja alcançar através do marketing digital. Fuja de pensamentos abrangentes como: “Ter sucesso” ou “Ganhar mais dinheiro”. O ideal é que as metas do seu negócio sempre sejam:

– Específicas

– Mensuráveis

– Alcançáveis

– Relevantes

– Com tempo definido

Alguns exemplos:

  • Aumentar em 50% meu faturamento vindo de mídias pagas até o final do semestre.
  • Diminuir em 15% o CPL (custo por lead) das campanhas de Captação do Facebook Ads no próximo mês.

Lembre-se que as metas precisam ser alcançáveis! Estude o panorama atual do seu negócio e avalie a viabilidade de atingir a meta estipulada até aquele dado período. O marketing digital pode te ajudar muito a atingir diversas metas de seu negócio, como aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais reservas, seja direta ou indiretamente.

Definidas suas metas, é hora de traçar ações para perseguir os resultados almejados.

Passo 2 – Pesquisa

Nessa etapa é preciso considerar o cenário em que sua empresa atua, descobrindo informações a respeito dos concorrentes e estudando as ações que eles vêm fazendo para conseguir ocupar espaço na internet.

A partir disso você pode identificar brechas e oportunidades em sua estratégia, lembrando-se sempre de não repetir conteúdos, de forma a produzir criações personalizadas para seu negócio e o mais originais possíveis, para conseguir sempre se diferenciar.

É importante também fazer pesquisas para identificar seu público alvo, de modo que você possa direcionar melhor e aperfeiçoar suas mensagens, o conteúdo e a linguagem que melhor se adequa ao universo dessas pessoas. Você consegue fazer isso, inclusive conversando com seus próprios clientes!

Passo 3 – Plano de Ação

Após a pesquisa, é hora de partir para o plano de ação. Nesse momento você irá definir quais serão os canais a serem trabalhados no marketing do hotel, restaurante ou agência — sempre tendo em mente os objetivos previamente traçados, a análise da concorrência e o público-alvo.

Em seguida, você poderá planejar o conteúdo e as ações a serem trabalhadas nas mídias do seu negócio, elemento essencial para o sucesso de uma campanha de Marketing Digital no nicho de turismo. Nessa etapa a empresa decide o que será divulgado (eventos ou ações promocionais da empresa, atrações turísticas relevantes, dicas para o público) e de que maneira esse material chegará ao público (e-mail, blogs, redes sociais, anúncios patrocinados, site da empresa, etc).

Passo 4 – Cronograma

A próxima etapa é a montagem do cronograma, importante para que os passos tenham prazos bem definidos e seu planejamento de marketing digital não fique apenas no papel.

Com o cronograma é possível fazer o devido controle da frequência das atualizações e a distribuição do conteúdo na internet, seguindo critérios de acordo com o perfil do público-alvo. O cronograma pode ser feito até mesmo por planilhas simples, mas existem apps e ferramentas mais modernas para aperfeiçoar o processo, como o Trello, Microsoft Project e o OpenProject.

Passo 5 – Monitoramento

Após as etapas anteriores, chegou a hora de monitorar os resultados para garantir que o plano esteja funcionando. Isso diz respeito a verificar KPIs como:

  • Número de visitantes totais do site
  • Visitantes por canal de mídia
  • Engajamento nas redes sociais
  • Leads adquiridos
  • Reservas realizadas

O Google Analytics é um serviço gratuito que pode auxiliar você nesse momento. Por lá você consegue monitorar o desempenho de todas as suas campanhas de marketing digital, verificar a performance de cada canal de mídia (sejam orgânicos ou pagos) e o desempenho das suas ações.

Caso o plano não esteja funcionando, pode ser necessário retornar às etapas anteriores, verificar o que pode estar acontecendo e readequar seu plano de ação e cronograma a tempo para concluir suas metas.

Traçar um planejamento estratégico te ajuda muito a alcançar seus objetivos de negócio e, principalmente, a entender se você está indo na direção correta para corrigir ou reforçar suas ações. Esperamos que tenhamos te ajudado com esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *