Anúncios patrocinados no turismo

20Maio, 2021

É inegável que os anúncios patrocinados revolucionaram o modo de divulgar produtos e serviços. Por meio deles, é possível encontrar a pessoa certa, no local certo e na hora certa. Ou seja, tudo o que uma empresa precisa para vender mais!

Como esse tipo de postagem exige um investimento financeiro, é necessário conhecer bem as ferramentas de mídia paga antes de manuseá-las se quiser garantir que não irá jogar seu tempo e dinheiro fora.

Dentre todos os canais que oferecem esse recurso, o Google, Facebook e Instagram são, de longe, os com maior retorno para o nicho de turismo em geral. A partir de agora, nós, da Balloon Marketing Turístico, vamos te ajudar tirando algumas dúvidas comuns sobre como utilizar as poderosas plataformas do Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads no turismo. Confira!

1 – Qual canal é melhor? Google ou redes sociais?

Antes de mais nada, analise como está a demanda do mercado sobre seu serviço (hospedagem, restaurante, passeios, etc…). Isso irá impactar diretamente na escolha do canal a ser utilizado.

Se a demanda for alta, consequentemente a procura e as pesquisas na internet também serão. Nesse caso, o Google funciona muito bem. Por meio da plataforma do Google Ads, é possível apresentar os anúncios patrocinados quando um potencial cliente pesquisa pelas palavras que representam o seu serviço.

Por outro lado, se as pesquisas pelo seu serviço andam baixas, vale a pena apostar nas redes sociais. O Facebook e Instagram apresentam seus anúncios pagos quando o usuário estiver dentro do perfil estabelecido por você, sem que essa pessoa precise, necessariamente, pesquisar ativamente sobre seu serviço.

2 – Quando utilizar anúncios patrocinados?

Para saber quando utilizar essa ferramenta, é necessário mensurar o tempo que seu cliente costuma utilizar para realizar a compra do seu serviço.
Alguns exemplos:

  • Caso queira anunciar um pacote de Réveillon para o seu hotel e seu cliente costuma reservar 6 meses antes, você precisa divulgar o pacote de réveillon do seu hotel com pelo menos 6 meses de antecedência.
  • Se você quer fazer anúncios para divulgar os serviços de seu restaurante no Dia dos Namorados e seus clientes costumam fazer reservas de mesa 15 dias antes do jantar, os anúncios patrocinados devem ir ao ar pelo menos 15 dias antes da data comemorativa.

3 – Como construir anúncios de sucesso?

Para otimizar seus resultados, você precisa focar nos atrativos do seu estabelecimento na hora de criar os anúncios. Lembre-se que, assim como você está anunciando, seus concorrentes também estão. No caso das redes sociais, você está disputando a atenção com vários outros conteúdos e anúncios de interesse do seu potencial cliente. Então como você pode se destacar? Justamente chamando a atenção do seu público em para seus diferenciais!

Divulgue promoções, cortesias, eventos especiais e o que mais você puder oferecer a seu cliente. Essa regra é válida para todos os canais, seja Google ou redes sociais. No caso das redes sociais, é preciso lembrar que se tratam de plataformas mais visuais. Por isso, a imagem a ser usada no anúncio deve ser capaz de chamar o máximo de atenção possível de sua persona, ao mesmo tempo em que transmite sua oferta de forma rápida e eficiente.

4 – Como decidir a localização no momento da segmentação?

Seu cliente costuma reservar seu serviço com antecedência ou compra apenas no mesmo momento de consumo?

Caso seu cliente reserve com antecedência, segmente as cidades em que moram. Porém, se seu cliente possui o comportamento de comprar apenas no local e momento de consumo, faça a segmentação pela própria localização e arredores do seu estabelecimento.

Essas foram a dicas de hoje! Continue nos acompanhando para ficar por dentro das tendências do marketing turístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *