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Blog e SEO no setor turístico

Blog e SEO no setor turístico

O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital, principalmente quando se fala em tráfego orgânico. A algum tempo atrás, com um SEO bem feito era possível estar presente facilmente na primeira página do google. Nos últimos anos, porém, com o uso cada vez maior dos anúncios patrocinados e a popularização do Google, a missão de posicionar um site entre os primeiros nesse mecanismo de busca vem se tornando cada vez mais difícil.

Além das empresas no setor de turismo, há diversos blogs de viagem e conteúdos voltados para turismo em geral “competindo” pelas posições de destaque no Google e, em boa parte das vezes, aparecendo antes dos hotéis, pousadas e agências de passeios. Você deve estar pensando: o que minha empresa pode fazer para mudar isso? Confira agora nossas dicas para reverter essa situação e conseguir aparecer com maior frequência organicamente nas buscas do Google!

O QUE É SEO?

Antes de mais nada, é importante explicar o significado do termo “SEO”, que é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, otimização de mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas usadas para alcançar um bom posicionamento das páginas de um site no Google e outras ferramentas, atraindo maior tráfego orgânico. Técnicas como ter um site com carregamento rápido e conteúdo de valor são formas de potencializar o SEO de seu site e melhorar seu posicionamento no Google.

USO DOS BLOGS

Pensando nisso, o primeiro passo é esquecer o SEO tradicional. Atualmente, não é mais suficiente inserir termos como, por exemplo, “hotel em Salvador” para conseguir ocupar uma posição de destaque nos mecanismos de busca. Conforme mencionamos anteriormente, o Marketing de conteúdo tem ganhado muita força nos últimos anos e, por isso, blogs e outros sites que abordam temas sobre turismo tendem a ser considerados mais relevantes para o Google.

Técnicas de SEO precisam ser feitas para alcançar o usuário a partir da entrega de respostas para o que ele está procurando, oferecendo a melhor experiência possível a ele em seu site e fazendo com que esse potencial cliente navegue por mais tempo nele. Para isso, você precisa oferecer conteúdos relevantes a seu público, de forma que ele se interesse pelo que está escrito ali. Com isso, a tendência é aumentar a relevância de seu site e que seu hotel, pousada ou agência de turismo seja encontrado facilmente em cada vez mais pesquisas nos mecanismos de busca.

Uma excelente estratégia de marketing digital que ajuda a contornar essa dificuldade para se posicionar bem no Google é criar um Blog em seu site, apostando em conteúdos de valor sobre o turismo local. Se sua empresa é, por exemplo, um hotel em Salvador, você pode publicar com frequência conteúdos sobre as atrações locais e eventos turísticos que irão acontecer nesse destino nos próximos meses. As pessoas que estão buscando esses conteúdos são turistas que muito provavelmente estão planejando uma viagem para a cidade. Dessa forma, esses potenciais clientes poderão chegar até o site do seu hotel, e a partir disso, conhecê-lo, entrar em contato e até mesmo fazer reservas a partir de seu site.

USO DE TERMOS MAIS DETALHADOS E ESPECÍFICOS

Os viajantes, sabendo o potencial do Google, buscam termos cada vez mais detalhados sobre seu destino, como “Programação de Reveillon em Salvador 2022”. Acrescentar termos como esses em seu site por meio dos blogs facilita muito para que os potenciais clientes encontrem sua empresa, até mesmo porque para esses termos haverá um número menor de sites com um tipo de conteúdo tão específico.

A ideia central é pensar fora da caixa. Além dos blogs, destacar em seu site termos mais específicos pode ajudar muito a fazer seu site se posicionar melhor organicamente. Para isso, procure mapear pontos fortes em seu hotel e destaque termos que os evidenciem, como “hotel pet friendly em Salvador”, por exemplo.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que as implemente assim que possível! Se precisar de ajuda especializada, conte com a Balloon Marketing Turístico para ter ainda mais sucesso em seu hotel, pousada, restaurante ou agência de passeios.