Se prepare: Tendências para Hoteleria em 2018 | Parte 2

Olá a todos leitores, conforme o já combinado, hoje publicaremos a segunda parte sobre o conteúdo: Tendências para Hotelaria em 2018.

Se você ainda não leu a primeira parte, não perca, clique aqui.

Afinal, estratégia é tudo para a hotelaria.

Uma boa leitura:

Parte 2

#E-COMMERCE NA HOTELARIA

Conforme os hotéis aumentam sua proximidade à tecnologia, enxergam seu próprio site como excelente canal de reservas. E sim, funciona muito bem.

Esse é um dos grandes motivos para o hotel contratar agências ou funcionários especializados em Marketing Digital.

Antes os hotéis focavam apenas em atrair tráfego para o site, agora notaram que precisam de um motor de reservas integrado e mais: elaborar estratégias para tirar o cliente do hotel concorrente ou das OTA’s.

Atualmente menos de 3% das visitas do site de um hotel converte-se em reservas. O desafio em 2018 será aumentar este percentual, promovendo ofertas específicas no site do hotel e acelerando a decisão do usuário no próprio site.

#TESTES A/B

Você sabia que a Booking.com faz dezenas de testes A/B? Quer saber como isso funciona?

A equipe da Booking.com lança uma hipótese: Se mudarmos os argumentos em nossos anúncios, teremos mais resultados? Então a equipe realiza campanhas semelhantes, e por exemplo, por 1 mês, 50% dos usuários vêem um tipo de argumento, enquanto os outros 50% continuam vendo o argumento tradicional. Ao final do período, o argumento que converter mais permanece.

Da mesma forma acontece até com o público a ser atingido, com a divisão do investimento entre os canais de divulgação, etc. E este é um dos motivos que fazem a Booking.com ser uma máquina de conversão online, sua plataforma é sempre otimizada para vender mais.

Este conceito de otimização contínua deve crescer em 2018.

#COMUNICAÇÃO MAIS PESSOAL

Cada vez mais no meio de marketing e comunicação entende-se que independente do negócio, as comunicações devem ser pensadas sempre de pessoa para pessoa, e neste contexto todos os negócios passam a ser H2H (human-to-human). Mesmo em um negócio B2C (business to customer – negócio para consumidor) como é a hotelaria, as mensagens devem ser pensadas de forma mais pessoais. E o que isso impacta seu hotel? Muito!

Ao invés do assunto do seu e-mail marketing ser: “Promoção de Natal com 20% de desconto”, que claramente é uma mensagem de algum negócio querendo vender/empurrar algum produto (socorrooo!!), agora busca-se uma comunicação mais indireta, que instigue curiosidade, como se fosse você mesmo (e não você gerente ou analista de um hotel) recomendando a um amigo aquela experiência de Natal no hotel, então o assunto do mesmo email seria: “Ei, você vai adorar essa opção de fim de ano”.

Da mesma forma esta mudança de posicionamento impactará as comunicações nas redes sociais e até os textos nos sites de hotéis. Neste ano veremos comunicações menos agressivas/diretas e estratégias de marketing hoteleiro mais pessoais.

#PACOTES DE VIAGENS

Em 2016, em pleno ano de crise financeira, a CVC registrou o maior faturamento de um mês de Outubro da sua história, e segundo opinião exclusiva de Luigi Rotunno, CEO do Grupo LaTorre, isso se dá devido a busca de promoções com preços atrativos de pacotes fechados.

Em 2018, a tendência é de que a crise esteja menos agressiva, mas ainda estaremos em um período crítico para a economia.

A preferência por pacotes cresce nos anos de crise. Isto porque neste produto os consumidores conseguem saber mais ao certo quanto realmente irão gastar na viagem, incluindo alimentação, transporte, etc, e isso facilita o planejamento financeiro do cliente.

Inclusive, os limites dos cartões de crédito diminuem, deixando menos espaço para maior variedade de compras.

Os pacotes de viagens representam uma grande oportunidade para ser explorada em 2018.

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